sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Lala Deheinzelin fala sobre Economia Criativa

Lala Deheinzelin, que é a primeira “Embaixatriz do Culturartes” (veja perfil ao lado do Portal no módulo Culturartes/Embaixador Culturartes) e também participará do Seminário Internacional de Economia Criativa, dias 10 e 11 de dezembro, no Centro de Convenções de Vitória, conversou com a Equipe Culturartes sobre o tema do Seminário e outras coisas mais. Confira.



CULTURARTES ­- Falar de Cultura e de que se é da área de Cultura tornou-se mais fácil no Brasil?

Lala - É mais fácil dizer que é da Economia Criativa do que da área da cultura. Porque todo mundo segue achando que cultura é coisa de maluquice. O nome Economia Criativa é muito interessante porque ele convida mais pessoas a participar do processo e deixa clara a transversalidade desse processo que está ligado a tudo que tem a ver com o cultural e o humano, por exemplo: Tem a ver com o direito, o comércio exterior, economia, turismo, publicidade, todas essas coisas, não é restrita aos artistas. Quando você fala em cultura as pessoas tendem a ouvir arte. Elas lembram de balé, música, teatro e não pensam em gastronomia, artesanato, parques temáticos ou em carnaval. O tema é muito amplo e ainda vai levar um tempo até mudarem essa imagem. Por isso, Economia Criativa é interessante, porque ela deixa claro que não se trata apenas do aspecto simbólico e se você pensa na cultura como uma função, ela fica ainda mais interessante, pois no meu entender, nada tem um potencial mais transformador do que a cultura tem. Você só consegue grandes transformações através da cultura.

CULTURARTES ­- Defina Economia Criativa.

Lala - Economia Criativa não é a invenção de nada novo, mas é colocar embaixo de um mesmo guarda-chuva todos os setores que trabalham com cultura e criatividade como matéria-prima. E a razão de juntar tudo isso é que uma vez constituídos como setor você consegue formar políticas públicas e ambientes adequados, como também fortalecer o setor. A Economia Criativa tem quatro áreas principais: um núcleo que vem das artes (teatro, música, artes visuais, artes plásticas, etc.); outro ligado à indústria de conteúdo (rádio, televisão, jornais, sites, etc.); tem um núcleo ligado ao serviço criativo (publicidade, design, moda, arquitetura, e outros); e tem um que abrange uma coisa enorme que é o entretenimento, lazer e a questão pública, onde entra toda a cultura popular, as festas de rua, as festas tradicionais, o artesanato e todas as manifestações que acontecem em espaços públicos. E nessa última parte tem uma grande diferença entre a gente e o hemisfério norte, porque isso lá não é tão forte. Eles tem uma indústria muito forte e uma atividade de cultura popular, de rua, que não é. E aqui no Brasil a cultura popular é forte.

CULTURARTES ­- O Pontão Culturartes, entre outras metas, busca a integração e articulação entre os setores da Cultura, do Turismo e do Terceiro Setor. Você acredita que ele possa contribuir com o desenvolvimento sustentável e humano proposto pela Economia Criativa?

Lala - Genial e importantíssimo. Com certeza. Tudo que está ligado a lazer e a tempo livre é o que mais tende a crescer. Eu acho que não existe turismo que não seja criativo. Porque turismo é a economia da experiência, porque é uma economia que é movida por aquilo que você vive e tem um caráter cultural. Você vai a algum lugar e tem um tipo de vivência e essa vivência depende da cultura do lugar que você está. E o turismo tende a ser ainda mais cultural, porque existe todo um campo novo que é muito divertido que é o turismo criativo, onde você não é passivo, mas ativo. Você pode viajar e aprender a fazer o artesanato do lugar. Pode ir à Bahia e aprender a convivência dos terreiros de candomblé. Você pode vir ao Espírito Santo e aprender como é a Cultura Pomerana. As pessoas querem cada vez mais isto: viver a cultura do lugar. Em relação ao Terceiro Setor é de onde surgem as experiências mais interessantes, tanto em termos de linguagem quanto em de forma de gestão inovadora. Os exemplos que estamos trazendo para o Seminário Internacional de Economia Criativa são os Doutores da Alegria, da Festa Literária de Parati, tudo vem daí, interface entre Terceiro Setor e criatividade. E o que gera daí é genial e também o que distingue o Brasil de outros lugares. O Reino Unido é que tem as experiências mais pioneiras em Indústria Criativa, mas em Economia Criativa para o desenvolvimento - que e é isso que está mais focado nessas coisas que tem interface com a Economia Solidária, que são originárias do Terceiro Setor, mesmo que sejam pequenas empresas, mas que tenham um caráter de inovação - o Brasil que é a liderança. Outros países não têm a mesma diversidade de experiências interessantes que nós temos.

CULTURARTES ­- Como você vê a participação dos governos municipais, estaduais e federal na discussão sobre Economia Criativa?

Lala - Esse é o nosso grande problema. A Economia Criativa tem um poder de transformação sem igual. Só que para dar certo tem que ter uma forma integrada entre iniciativa privada, setor público e os empreendedores criativos. O setor público em todas as esferas sofre de uma total falta de credibilidade, mas não sem motivos, porque como não existe a política de Estado, apenas a de governo, fica tudo ao sabor de quem está ali no momento. As coisas só começam e não continuam. As pessoas não podem ocupar os cargos sem conhecer o ofício. O setor público teria que funcionar com planos diretores que são soberanos, com pessoas com competência técnica e tenham uma forma de gestão democrática. Nós temos que brigar por isso, porque enquanto isso não mudar, não tem como, fica tudo impossível.

CULTURARTES ­- Como você analisa o Espírito Santo nesse contexto?

Lala - Oportunidades inigualáveis. Porque o Espírito Santo tem uma diversidade cultural e natural incríveis. Um tamanho manejável, um Estado rico, culto, com 78 municípios de fácil acesso e comunicação boa, então ele tem condições muito propícias. O que precisa é uma articulação entre os três setores.

CULTURARTES ­- Quais seriam os passos para fortalecer essa “Economia do Intangível”?

Lala - A primeira coisa é reconhecer o quanto o intangível é importante. Então precisa ter um trabalho com as próprias pessoas da área criativa que não conhecem o poder da área. Depois as lideranças empresariais e governamentais sobre o papel da cultura e da criatividade para saberem do que estamos falando. Isso é preparar terreno e tem que ser difundido. O próximo passo é desenvolver novos mecanismos de mensuração que sirvam de impacto, porque a nossa única medida é o econômico. Mas só que tudo que tem a ver com o intangível e o cultural é muito dimensional. Você tem a dimensão econômica, a social, a ambiental e a simbólica, mas só medimos a econômica. É como se medíssemos litro com régua, nunca vamos ter o tamanho real. Os economistas deviam criar meios para medir o intangível. E como o medimos? Por exemplo, não vendo o tamanho, mas o impacto dele. Para trabalhar a Economia Criativa é preciso sempre pensar nessas quatro dimensões.

CULTURARTES ­- Como você vê o Plano Nacional de Cultura.

Lala - Fundamental para que tenhamos política de Estado e não de governo. Em teoria é genial, essa coisa de fazer conferências municipais, estaduais, para fazer a grande conferência, desenhar o plano nacional, é tudo ótimo. A questão é a concretização disso. Do ponto de vista conceitual o trabalho do Ministério da Cultura é maravilhoso. O programa Cultura Viva é genial, o grande problema do ministério é operacional. O conceito é maior do que a máquina.

24 comentários:

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática online.Emily Nascimento

Anônimo disse...

I used to be suggested this website by way of my cousin.
I'm now not certain whether or not this put up is written by way of him as no one else recognise such targeted about my trouble. You are wonderful! Thanks!

Look into my homepage - Social bookmark

Anônimo disse...

Usually I do not read post on blogs, however I would like to say that this write-up very compelled me to check out and do so!

Your writing style has been surprised me. Thanks, quite nice article.


Here is my blog post :: How To Lose belly fat

Anônimo disse...

Greetings! Very helpful advice within this article!
It is the little changes which will make the most important changes.
Thanks for sharing!

Feel free to surf to my site ... world of tanks hack

Anônimo disse...

Awesome article.

Here is my weblog :: diarrhea remedies

Anônimo disse...

It's really very difficult in this active life to listen news on TV, thus I simply use web for that purpose, and obtain the latest information.

Feel free to surf to my website; http://www.citygbg.se/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=19403

Anônimo disse...

I got this web site from my friend who informed me on the
topic of this web site and now this time I am visiting
this web page and reading very informative articles here.


Feel free to surf to my website - unknown

Anônimo disse...

I loved as much as you will receive carried out right here.
The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish.
nonetheless, you command get got an impatience over that you
wish be delivering the following. unwell unquestionably come further
formerly again as exactly the same nearly a lot often inside case
you shield this hike.

Also visit my blog post ... Unknown

Anônimo disse...

It's impressive that you are getting ideas from this paragraph as well as from our argument made at this time.

My webpage :: Unknown

Anônimo disse...

What's up, the whole thing is going nicely here and ofcourse every one is sharing data, that's actually good, keep up writing.


Here is my blog post www.Youtube.com

Anônimo disse...

Saved as a favorite, I love your site!

Look at my webpage: http://joniepzr.Momaroo.Com

Anônimo disse...

Appreciating the persistence you put into your website and detailed information you offer.
It's good to come across a blog every once in a while that isn't the same unwanted
rehashed material. Great read! I've bookmarked your site and I'm adding your RSS feeds to my
Google account.

Feel free to visit my web-site ... stretch Marks

Anônimo disse...

Thanks for sharing your thoughts about freelancer. Regards

Here is my page - PS3 Jailbreak 4.41

Anônimo disse...

bookmarked!!, I like your site!

My blog; The interlace

Anônimo disse...

Thanks for one's marvelous posting! I quite enjoyed reading it, you could be a great author. I will remember to bookmark your blog and will often come back very soon. I want to encourage that you continue your great writing, have a nice holiday weekend!

Have a look at my webpage ... candy Crush Saga Cheats

Anônimo disse...

Unquestionably believe that that you stated.

Your favorite reason seemed to be at the internet the easiest thing to bear in mind of.
I say to you, I certainly get irked while other people consider worries that they plainly do not recognise about.
You controlled to hit the nail upon the highest and also defined out the whole thing without having side-effects , folks can
take a signal. Will probably be back to get more.
Thanks

My web-site :: Dragon City Cheat Engine

Anônimo disse...

I think everything wrote was actually very logical. However,
think on this, what if you typed a catchier post title? I ain't suggesting your content isn't
solid., however what if you added a headline that makes
people desire more? I mean "Lala Deheinzelin fala sobre Economia Criativa" is
kinda boring. You might look at Yahoo's front page and watch how they create news titles to get people to open the links. You might try adding a video or a related picture or two to get people excited about everything've got to
say. Just my opinion, it could make your blog a little bit more interesting.


My website ... Psn Code Generator

Anônimo disse...

Hi to every one, as I am actually keen of reading this website's post to be updated on a regular basis. It carries nice stuff.

My website Ps3 usb jailbreak

Anônimo disse...

Hello there! I know this is kind of off topic but I was wondering which
blog platform are you using for this website?
I'm getting tired of Wordpress because I've had problems with hackers and I'm looking at options for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

Visit my website: Code Psn Gratuit

Anônimo disse...

Excellent goods from you, man. I have understand your stuff previous to and
you're just extremely excellent. I really like what you have acquired here, really like what you are saying and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still care for to keep it sensible. I cant wait to read far more from you. This is actually a tremendous website.

Check out my blog; Minecraft Gift Code Generator

Anônimo disse...

Hey There. I found your blog using msn. This is a really
well written article. I will be sure to bookmark it and return to read
more of your useful info. Thanks for the post. I will certainly comeback.



My website - Minecraft gift code generator

Anônimo disse...

The other day, while I was at work, my sister stole my apple ipad and tested to see if it can
survive a thirty foot drop, just so she can be a youtube sensation.
My iPad is now broken and she has 83 views. I know this is entirely off topic but I had to share it with
someone!

Stop by my web site - Free Psn Codes

Anônimo disse...

I think the admin of this web page is in fact working hard in favor of his website, as here every data is quality
based data.

Here is my site - Playstation 3 Jailbreak

Anônimo disse...

Howdy I am so delighted I found your website, I really found you by accident, while I
was researching on Askjeeve for something else, Anyhow I
am here now and would just like to say thanks for a remarkable post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design),
I don't have time to look over it all at the minute but I have saved it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the great work.

Here is my website: Ps3 Jailbreak Games