terça-feira, 21 de outubro de 2008

Cidades criativas e o jogo dos sete erros

Cultura e Mercado - Ana Carla Fonseca Reis

Detroit. Uma cidade que já foi um ícone mundial da industrialização e ainda hoje é o berço automobilístico das quatro rodas dedicou os três últimos dias a um tema estonteante: cidades criativas. O momento não poderia ter sido mais oportuno: meses após as estatísticas terem revelado que mais de 50% da população deste planetinha azul vive em cidades e semanas após a explosão de uma crise que aqui está sendo comparada à de 1929.

Os sinais começam a se fazer sentir: se no Brasil fomos surpreendidos com a corrosão do valor do real em 48% em um mês, na sede da indústria automobilística boqueabertos estadunidenses ouvem rumores de que a combalida General Motors está em vias de comprar a Chrysler e prestes a se fundir com a Ford, três titãs do setor. Resumo de uma longa e ainda desconhecida ópera da qual todos nós seremos protagonistas: parece ter chegado a hora de admitir que, de fato, o modelo econômico com o qual trabalhamos até agora e que aos trancos e barrancos tentava sobreviver, está em seus estertores. Bem, se foi este modelo que nos levou a esta crise, não será ele que nos tirará dela.

É exatamente para tentar debater novos modelos e rotas de escape que surge o tema das cidades criativas: não como epicentro dos problemas, mas de suas soluções. Afinal, são justamente os centros urbanos, pequenos ou grandes, industriais ou de serviços, de países economicamente ricos ou pobres, onde se encontra a maior concentração de talentos e criatividade por metro quadrado. É nesses locais, movidos por inventividade ou necessidade, por opção ou falta dela, que pessoas das mais diversas vertentes se encontram, interagem, convivem. E é contando com esse substrato que várias cidades tëm tentado transformar seu tecido socioeconômico, baseado em uma das poucas coisas que não são padronizáveis: sua singularidade cultural.

Tal foi o foco do Creative Cities Summit 2.0, durante o qual os palestrantes, em uníssono, mostraram-se preocupados, mas otimistas – e também foi essa a tônica da minha fala. Aquele típico otimismo que nos leva a arregaçar as mangas, escancarar olhos e ouvidos e tentar encontrar outras formas de ver uma foto e encontrar os erros no jogo de sete erros. Um deles, já flagrado com letras de néon: o excesso de investimento na ciranda financeira e não em ativos reais, embora muitas vezes tão intangíveis como a criatividade e a cultura. O efeito disso pode ser sentido aqui, onde a população despencou de 2 milhões de pessoas para 800 mil, nas últimas décadas, levando ao virtual abandono de bairros inteiros. Hoje, parte das antigas fábricas está sendo transformado em condomínios e espaços alternativos, tentando resolver dois problemas ao mesmo tempo.

Outro erro, enfatizado com tanto fervor que me senti em casa, embora aqui como aí questionado e ainda não resolvido: a tendência vista quase como natural que nossos governos têm, com raríssimas exceções, de investir cifras astronômicas em infra-estrutura e tão pouco em quem tem de lidar com elas, como aliás foi reiterado por três dos mais lidos pensadores da economia criativa: Richard Florida, John Howkins e Charles Landry, juntos pela primeira vez.

8 comentários:

Anônimo disse...

you are truly a good webmaster. The site loading pace is incredible.
It seems that you are doing any unique trick. Moreover, The contents are masterpiece.
you have performed a excellent process in this matter!


Here is my site ... dry scalp treatments

Anônimo disse...

I am genuinely grateful to the holder of this website who has shared this impressive paragraph at at this place.


Have a look at my web blog ... World Of Tanks Hack

Anônimo disse...

Its like you read my mind! You seem to grasp a lot approximately this, like you wrote the
ebook in it or something. I think that you can do with a few p.
c. to pressure the message home a bit, but other than that, this is wonderful blog.

An excellent read. I will certainly be back.


Here is my web page Microsoftpointss.tumblr.com

Anônimo disse...

Good way of describing, and fastidious post to take data concerning my presentation subject,
which i am going to deliver in university.

Have a look at my web page: Eco Sanctuary

Anônimo disse...

I'm really enjoying the design and layout of your website. It's a very easy on the eyes which makes
it much more pleasant for me to come here and visit more often.
Did you hire out a designer to create your
theme? Outstanding work!

Also visit my website: The interlace

Anônimo disse...

Hi there it's me, I am also visiting this web page on a regular basis, this web site is genuinely good and the users are actually sharing fastidious thoughts.

my homepage ... League Of Legends Hack

Anônimo disse...

This site was... how do I say it? Relevant!! Finally I've found something which helped me. Thanks!

my blog post Minecraft crack

Anônimo disse...

I was curious if you ever considered changing the layout of your site?

Its very well written; I love what youve got
to say. But maybe you could a little more in the
way of content so people could connect with it better.

Youve got an awful lot of text for only having one or two images.

Maybe you could space it out better?

My web page; Roll Back Tow Truck Winfield BC