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Economia da Cultura

Oficina Virtual de Economia da Cultura e Diversidade organizada pelo Ministério da Cultura do Brasil e preparatória para o Seminário Internacional da Diversidade Cultural.

Curador - George Yúdice; Moderadora - Lala Deheinzelin
Especialista Convidada - Ana Carla Fonseca Reis

terça-feira, 7 de julho de 2009

Como o Diabo Gosta

Postado por Unknown às 16:52

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Perguntas para Oficina Virtual

  • Qual é o papel e a importância que a Economia da Cultura possui na Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade Cultural?
  • Qual a relação que a Economia da Cultura deve possuir com o conceito da ‘Indústria Cultural’?
  • Qual a sua opinião sobre os princípios nºs 04, 05, 06, 07 e 08 da Convenção?
  • As definições de Atividades, bens e serviços culturais contemplam a complexidade da Economia da Cultura?
  • Sobre o artigo 14, letra ‘b’,que a Cooperação para o desenvolvimento. Qual seria a condição política ideal que propiciasse um ponto de equilíbrio entre o acesso e a proteção das economias da cultura (ou proteção da diversidade cultural?)? (A pergunta adquire uma conotação especial nos países em desenvolvimento, conforme artigo 16).
  • Como a participação da sociedade civil pode auxiliar a proteção e promoção da economia da cultura nos países em desenvolvimento? Respostas.

Paper George Yudice, para discussão

O objetivo deste documento é orientar as medidas para o desenvolvimento da economia da cultura segundo os princípios da diversidade cultural, tal como se especificam na Convenção para a Proteção e Promoção da Diversidade de Expressões Culturais, que entrou em vigor o 18 de março de 2007 e que o Brasil ratificou. Leia mais

Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais

A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura, em sua 33ª reunião, celebrada em Paris, de 03 a 21 de outubro de 2005, afirma que a diversidade cultural é uma característica essencial da humanidade, constitui patrimônio comum da humanidade, a ser valorizado e cultivado em benefício de todos. Leia mais.

Síntese de idéias para atuação em Economia da Cultura

  • Desenvolvimento através do turismo

QUEM SOMOS

George Yúdice es professor titular de American Studies y Español y Portugués de la New York University, donde dirigió el Centro de Estudios Latinoamericanos y del Caribe desde 2001 a 2006. Actualmente es Catedrático Fulbight en el Doctorado en Estudios de la Cultura y la Sociedad de la UCR, y de julio a noviembre 2006 ocupó el mismo cargo en el Doctorado Interdisciplinario de Letras y Artes de América Central de la UNA. Se doctoró en Lenguas y Literaturas Románicas en Princeton University, y también cursó el doctorado en Sociolingüística en el Graduate Center de la City University of New York. Actualmente tiene una cátedra Fulbright en la Universidad Nacional de Costa Rica, Heredia, y la Universidad de Costa Rica, San Pedro. Está desarrollando una investigación sobre cultura y economía en Centroamérica. Es autor, entre otros títulos, de Vicente Huidobro y la motivación del lenguaje poético (Buenos Aires: Galerna, 1978); On Edge: The Crisis of Contemporary Latin American Culture, con Jean Franco y Juan Flores (University of Minnesota Press, 1992), Cultural Policy, con Toby Miller (Sage, 2002), con versión en castellano: [Política cultural (Gedisa 2004), y El recurso de la cultura: Usos de la cultura en la era global (Gedisa, diciembre de 2002), con versión en inglés The Expediency of Culture: The Uses of Culture in a Global Era (Duke UP 2003) y en portugués A Conveniência da Cultura: Usos da Cultura em uma Era Global (Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2005). Tiene en preparación Culture and Value: Essays on Latin American Literarature and. Es, además, co-editor con Jean Franco y Juan Flores, de la serie de libros Cultural Studies of the Americas, de la University of Minnesota Press. Tiene más de 100 ensayos sobre gestión y políticas culturales, crítica cultural y estudios literarios.

Lala Deheinzelin é uma profissional transdisciplinar: “sintestista”- buscando pontos em comum entre diferentes áreas, “comista” - trabalhando com os como fazer e “modem”- integrando linguagens e setores diferentes. Consultora e empreendedora cultural (criação, direção artística e produção cultural). Após intensa carreira como artista, atua em duas principais frentes: artes e linguagens artísticas na formulação de estratégias e transmissão de conteúdos e consultoria com foco em Economia Criativa e Desenvolvimento, através de sua empresa, Enthusiasmo Cultural. Assessora especial do Creative Economy for Development Programme da South- South Cooperation Special Unit /UN; Diretora de Cooperação Internacional do Instituto Pensarte; atua na diretoria do IN – MOD/ SPFW, Instituto Nacional de Moda e Design; Voluntária no conselho diretor do Doutores da Alegria; fundadora do NEF, Núcleo de Estudos do Futuro e do IPaz, Agência Internacional pela Paz.

Ana Carla Fonseca Reis - Administradora Pública pela FGV, Economista e Mestre em Administração pela USP, Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela USP, Ana Carla é Fundadora da empresa “Garimpo de Soluções – economia, cultura e desenvolvimento”, Consultora em economia criativa para a ONU, Curadora da conferência britânica “Creative Clusters”, Diretora de Economia da Cultura do Instituto Pensarte, Coordenadora do curso "Gestão de Políticas e Produtos Culturais" da Faculdade São Luís e Assessora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Colaboradora mensal do boletim "Cultura e Mercado", é co-autora de “Teorias de Gestão – de Taylor a nossos dias” e autora de “Marketing Cultural e Financiamento da Cultura” e “Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável - o caleidoscópio da Cultura". 78

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